QUER SORRIR SEM MEDO DE SER FELIZ?

Seus dentes estão um pouquinho tortos, manchados ou lascadinhos e, por isso, você tem vergonha de sorrir? Relaxe. Consulte seu dentista e verá como ele tem a melhor solução para seu caso.
    APARELHO QUE SOME NA BOCA...Os aparelhos, feitos para corrigir dentes fora de posição e mordidas tortas, estão cada vez mais bonitos. Para quem detesta o "sorriso metálico", a saída é usar o aparelho feito de resina ou porcelana, que imita a cor natural dos dentes. Ele movimenta a arcada, levando os dentes à posição correta, exatamente como faz o aparelho de metal, com a vantagem de ser discreto. Outra novidade é o aparelho palatino, que, colocado por trás dos dentes fica totalmente escondido. A desvantagem é que o método é eficiente apenas para resolver casos de dentes pouco encavalados.

 DENTES PERFEITOS NUM PASSE DE MÁGICA...Quem já teve uma fratura ou possui um sorriso co0m dentes de vários tamanhos sabe quanto o detalhe incomoda. Mas a odontologia já tem uma maneira prática de resolver isso. As facetas de porcelana funcionam como uma capinha e cobrem dentes manchados ou de tamanhos diferentes. São lâminas finíssimas que imitam, com perfeição, dentes naturais. " O dentista desgasta um pouco os dentes e, em seguida, cola a faceta com um adesivo especial. A técnica não dói e é rápida", explica o dentista . A duração das facetas é grande. Quando bem -feitas e colocadas de maneira correta, duram praticamente a vida toda.

CIRURGIA REPARADORA...Sempre que sorrimos, a gengiva deve ficar quase que totalmente coberta pelo lábio superior. Quando ela está desproporcional ao tamanho dos dentes, e aparece demais, a solução pode ser a redução de tamanho. "Em alguns casos, fazem-se pequenos cortes na gengiva, com instrumentos especiais, desgastam o osso, até que adquira um contorno harmonioso. O paciente recebe anestesia local e não sente dor alguma", garante o endodontista. O pós-operatório também é tranquilo, " pedimos a pessoa que não faça muito esforço físico durante os dois primeiros dias. E que, na primeira semana, evite bebidas e alimentos muito quentes". Vale lembrar que para fazer a cirurgia tem que ter certeza de que a fase de crescimento já terminou, ou há o risco de ter que repetir a operação alguns anos depois.

BRANQUINHOS, BRANQUINHOS...Para clarear manchas e mudar o tom de dentes naturalmentes amarelados, existem dois caminhos: um deles é fazer o clareamento no consultório. O tratamento combina a aplicação de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida com luz alógena ou laser. Duas ou três aplicações, com uma hora e meia cada uma, são suficientes para mudar a cor do esmalte.
 Outra opção é fazer o tratamento em casa, com moldeira. Ela é feita sob medida e deve ser preenchidacom as mesmas substâncias indicadas para o tratamento em consultório. A diferença é a concentração. O produto utilizado em casa é de ação mais suave. Para alcançar um bom resultado, é preciso usar a moldeira por duas horas diárias, de duas a três semanas. As duas técnicas, quando bem-feitas , não enfraquecem nem retiram o esmalte dos dentes. " O segredo está no acompanhamento. Qualquer tratamento para clarear dentes, mesmo que feito com pastas e adesivos clareadores, vendidos em farmácias e supermercados, precisam ser supervisionado por um profissional responsável. É ele quem vai dizer qual é a concentração correta do produto, o tempo de uso e, principalmente, a hora de parar. O clareamento normalmente precisa ser repetido, em média, a cada três ou quatro anos, mas quem vai definir isso é seu dentista!